Por que aliar saúde ocupacional e tecnologia

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Periodicamente, novas obrigações legais são inseridas ou readaptadas às áreas de saúde ocupacional e segurança do trabalho. O eSocial, como exemplo, é um grande projeto que vai mudar completamente a visão dessa área em empresas de qualquer tamanho e segmento. A inclusão de novas obrigações, com o passar dos anos, tornou mais complicado o gerenciamento e processamento de tantas informações.

É nesse aspecto que os softwares especializados na área de saúde e segurança podem auxiliar os profissionais, tanto de SST quanto de RH, a reestruturar e administrar de forma fácil, integrada e efetiva todo o setor, cumprido com a legislação vigente. A ideia é que todos os dados possam ser organizados de forma segura e em um só lugar, segmentando cada informação e tornando o processo diário de trabalho cada vez mais otimizado e fácil.

Outro ponto importe é o fato de que com esse gerenciamento ficaria muito mais simples alcançar qualquer dado de qualquer setor, colaborador, etc. quando fossem solicitados por órgãos públicos responsáveis, em fiscalizações ou até mesmo processos jurídicos. Temos como exemplo diversos softwares de saúde e segurança do trabalho desenvolvidos para auxiliar a administração destes dados.

A função das soluções que encontramos hoje no mercado é gerenciar todas as questões legais e administrativas referentes a saúde ocupacional, segurança e qualidade de vida dos colaboradores, tanto para empresas quanto para consultorias. Dessa forma, o cliente é assegurado de que todos os dados de cada colaborador da sua empresa estão garantidos e seguros no banco de dados, sendo acessível online ou na intranet.

Fichas médicas, ASO, PCMSO, PPRA, Afastamentos, entre outros dados, são reunidos em uma só ferramenta. Cada colaborador cadastrado no sistema possui o seu próprio histórico onde essas e outras informações podem ser facilmente visualizadas. E esse é só um exemplo da facilidade que um software de SST pode agregar à empresa.

Não restam dúvidas de que a tecnologia é uma realidade favorável e veio na hora certa para auxiliar as empresas na administração e gerenciamento de seus dados. Com uma legislação cada vez mais rigorosa e fiscalizações constantes, não há como negar esse fato por muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *